Depois de uma primeira assembleia geral sem apresentação de listas, o Rancho Folclórico de Valverde elegeu, na passada sexta-feira, 10 de janeiro, a nova direção para o próximo mandato. Jorge Craveiro foi eleito, por unanimidade, para liderar a associação, sucedendo a Manuel Almeida, que agora assume o cargo de vice-presidente.
Jorge Craveiro lidera a única lista apresentada a sufrágio nesta segunda assembleia eleitoral. Além de Manuel Almeida, agora na vice-presidência, a nova direção conta ainda com Andreia Marques como secretária e Mariana Almeida como segunda secretária.
Andreia Santos permanece como tesoureira, enquanto Paulo Fernandes e Cecília Sousa passam a vogais. A mesa da assembleia geral mantém Francisco Justiça como presidente, e Luís Tavares continua na liderança do conselho fiscal.
Neste início de mandato, a nova direção já traçou metas para o futuro. Entre os principais objetivos estão a formalização da adesão à Federação do Folclore Português, a preparação das celebrações do cinquentenário do Rancho, em 2026, e as obras de requalificação da sede social e do Museu Etnográfico.
É também intenção dar continuidade ao plano de atividades, destacando-se a 36ª edição do Festival Nacional de Folclore, e reforçar a procura de novos membros para o grupo folclórico, entre dançarinos, músicos e coralistas.