A universidade da Beira Interior expressa o seu profundo pesar pela morte de Fernando Almada. O antigo docente da UBI foi director do curso de ciências do desporto, onde iniciou a sua actividade como professor associado em 1995.
Fernando Almada aposentou-se em 2006. Na sua ligação à UBI foi responsável pela criação do curso de ciências do desporto e de várias infraestruturas como o laboratório de optimização de rendimento desportivo que foi criado em Fevereiro de 1997.
Natural do Funchal, o antigo docente foi também praticante de judo, tendo sido campeão nacional em 1967 na categoria de médios e em 1971 em médios/pesados. Em 1968 foi campeão mundial universitário numa prova em que alcançou a medalha de outo. Em 1999 recebeu a medalha de mérito atribuída pela federação portuguesa da modalidade.
Em nota de pesar, o reitor da UBI, Mário Raposo apresenta “sentidas condolências à família e amigos” e lamenta “o desaparecimento do docente fundador do curso de ciências do desporto e que muito contribuiu para a criação e desenvolvimento do departamento de ciências do desporto na universidade da Beira Interior”.