Balanço positivo para o sistema de gestão de resíduos de Penamacor em 2024. O vereador responsável pela área revelou, na última reunião do executivo, que o número de reclamações diminuiu “substancialmente”, mas oposição continua a apontar falhas.
O balanço da gestão de resíduos no concelho de Penamacor no último ano, foi levado ao período antes da ordem do dia pelo vereador com o pelouro dos serviços municipais.
“Aquilo que se verificou durante o ano de 2024 é que, quer o número de reclamações, quer o serviço entretanto prestado, melhorou significativamente. Foram aumentados os números de contentores, foram feitos alguns reajustes em termos de medidas para que o processo efetivamente pudesse correr de uma forma melhor, e o ano de 2024 veio demonstrar exatamente isso”, apontou José Ramos, destacando ainda o período de verão, que habitualmente enfrentava dificuldades.
“Este ano, efetivamente, verificou-se ter passado o mês de agosto, mas também todo o verão, sem qualquer queixa que efetivamente fosse julgada ou por incumprimento da parte do fornecedor do serviço, quer por alguma inércia da parte da Câmara”, salientou.
O que, para o vereador socialista, demonstra “que temos o concelho de uma forma genérica muito mais limpo”.
Aos olhos da oposição, no entanto, as melhorias não são assim tantas. O eleito da bancada “Abraçar Penamacor” refere que pode haver pessoas que “não queiram manter aquilo que já fizeram anteriormente porque não há solução à vista”, e que na sua opinião “o problema mantém-se, há muito a melhorar nessa matéria”.
Filipe Batista aponta as constantes fotografias nas redes sociais “de recolhas que não são efetuadas” e apoia-se no relatório de 2023 da ERSAR para lembrar que “no que diz respeito ao Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, a avaliação obtida pela entidade gestora, no que se refere ao indicador lavagem de contentores de recolha indiferenciada e recolha seletiva de bioresíduos, indicia falta de capacidade instalada ou falta de capacidade operacional. Portanto, este é um ponto também a melhorar”.
Apesar das críticas, o executivo destacou que as melhorias são claras e visíveis.