Daniel Marinho, professor catedrático do departamento de ciências do desporto da universidade da Beira Interior foi seleccionado para coordenar a recentemente criada academia aquática europeia. O organismo é responsável pela regulação no continente europeu das diferentes disciplinas da natação e das actividades aquáticas.
Em comunicado, a UBI refere que o também coordenador científico do centro de investigação em desporto, saúde e desenvolvimento humano vai ficar responsável pela organização e por todas as actividades e plano de acção desta academia, cujo principal objectivo é “contribuir para a formação e desenvolvimento pessoal de todos os agentes desportivos nas várias disciplinas da natação, com destaque para as acções dirigidas especificamente para treinadores, árbitros, atletas e dirigentes das principais organizações ligadas a esta prática”.
Para o docente da UBI “esta nova posição é o reconhecimento de todo o trabalho colectivo que tem vindo a ser efetuado pela universidade da Beira Interior e que a tem afirmado como uma referência internacional”. Daniel Marinho acrescenta que a “selecção para esta função só foi possível graças ao apoio indiscutível da reitoria da UBI, permitindo continuar a estreitar as relações com os principais parceiros internacionais, indispensáveis na ligação entre a ciência e a prática e que importa reforçar e valorizar”.