No concelho do Fundão, 95% das crianças que participaram na 13ª edição do programa “Heróis da Fruta” passaram a consumir lanches nutritivos após a intervenção. São dados do relatório de 2023/2024 da iniciativa promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, que destaca uma melhoria nos hábitos alimentares das crianças envolvidas.
O programa tem como objetivo aumentar o consumo diário de frutas e hortícolas entre crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.
O que já acontece em todo o distrito de Castelo Branco, que contou com a participação de 338 crianças de 12 estabelecimentos escolares. Os efeitos positivos da intervenção não se limitaram ao Fundão, sendo que, em média, 83,4% das crianças envolvidas passaram a levar lanches mais saudáveis para a escola.
Enquanto os concelhos do Fundão e Castelo Branco lideraram com 95% de adesão, Vila Velha de Ródão e Covilhã ficaram abaixo da média, com 81,8% e 73,3%, respetivamente.
Outro dado relevante do relatório refere-se à percentagem de crianças que experimentaram novas frutas e hortícolas pela primeira vez. Em média, 41,7% das crianças do distrito vivenciaram esta experiência, com Castelo Branco (54,1%) e Belmonte (48%) a liderarem, enquanto o Fundão registou a taxa mais baixa (15%).
De acordo com a nutricionista e investigadora que monitoriza a iniciativa, Raquel Martins, os dados mostram que ações de promoção como os “Heróis da Fruta” “criam um ambiente favorável para a construção de hábitos saudáveis”.
A nova edição da iniciativa já está em curso e abrange mais de 1.400 estabelecimentos de ensino em todo o país.