Estão abertas, até ao próximo dia 10 de fevereiro, candidaturas para seis residências artísticas em três fábricas têxteis da região. Uma atividade inserida na programação da Trienal de Design da Covilhã, onde serão expostos os resultados.
Destinada a designers profissionais, estas residências têm como objetivo utilizar matérias-primas e processos de fabrico em contexto industrial e como parte de um processo criativo onde o design é a disciplina propulsora.
Cada residência tem a duração de quatro semanas, de 14 de março a 14 de abril, estando prevista a inauguração de uma exposição, que mostra o trabalho desenvolvido, de 11 a 13 de abril, quando se realiza a Conferência Internacional, um dos pontos altos da Trienal de Design da Covilhã. Uma iniciativa promovida pelo Município da Covilhã, no âmbito do Plano de Ação da Cidade Criativa da UNESCO na área do Design. Esta primeira edição vai decorrer durante a primavera e é organizada pela Ideias Emergentes sob o tema “Paisagens Têxteis”.
As características completas, a descrição técnica dos equipamentos e os dados da candidatura podem ser consultadas em https://trienaldesigncovilha.pt/2025-residencias-fabricas/