A unidade de intervenção cardiovascular da ULS da Cova da Beira vai assinalar, na próxima quinta-feira, o seu primeiro aniversário. Durante a iniciativa vão ser anunciados os novos procedimentos que podem ser realizados na área da intervenção cardíaca, refere em comunicado a instituição.
De acordo com a unidade local de saúde da Cova da Beira, esta sessão pública representa “uma oportunidade única para conhecer em detalhe as inovações e o impacto da unidade de intervenção cardiovascular na saúde da população da Beira Interior”.
A ULS acrescenta que esta unidade se tem destacado “como um pilar essencial no diagnóstico precoce e no tratamento de doenças cardiovasculares, priorizando intervenções minimamente invasivas. Procedimentos que garantem maior segurança e uma recuperação mais rápida, com impacto directo na preservação cardíaca e na sobrevivência dos doentes”.
Os novos procedimentos que vão ser apresentados e imediatamente iniciados “constituem um avanço significativo no tratamento de deformidades anatómicas e disfunções do coração, abordando condições clínicas de elevado risco, como arritmias, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca”.
Nesta iniciativa vai também ser feito o balanço da unidade de intervenção cardiovascular, que foi inaugurada a 1 de Fevereiro de 2024, e divulgados os resultados “que reflectem o compromisso da UIC com a saúde e a qualidade de vida dos doentes cardiovasculares”.