É esta a conclusão da CDU do Fundão que lançou um inquérito com o objectivo de avaliar o grau de satisfação dos munícipes em relação à prestação deste serviço. Entre 18 de Novembro e 18 de Dezembro do ano passado foram recebidas e aceites 332 respostas.
O inquérito realizado era composto por um conjunto de dez questões, relativas a frequência de recolha, número, localização, higiene e conservação de contentores e áreas envolventes, equipamentos urbanos, recolha selectiva e recolha de monos e onde “40% dos inquiridos apresentaram, de forma mais ou menos elaborada, algum tipo de crítica ou sugestão”.
De acordo com a CDU do Fundão “dos resultados apurados pode concluir-se que é grande a insatisfação dos fundanenses, particularmente quanto à higiene (82%), manutenção (80%), limpeza da zona envolvente (77%) dos contentores e número (74%) e limpeza do mobiliário urbano (79%) e recolha de monos (71%)”.
Procurando “dar voz à insatisfação apurada”, aquela força política elaborou um relatório que entregou ao presidente da câmara do Fundão, na reunião pública do executivo que decorreu na última sexta-feira, e que pretende também fazer chegar ao presidente da assembleia municipal e a todos os eleitos com assento naquele órgão.
Para além da elaboração deste relatório, a CDU do Fundão requereu ao município “informações detalhadas sobre o sistema de resíduos sólidos urbanos produzidos, coletados, tratados e reutilizados” bem como “sobre o contrato de prestação de serviços celebrado com o novo operador privado”, prometendo aquela força política “analisar essa documentação” e apresentar os seus contributos.
A CDU afirma que “é urgente agir e melhorar a qualidade do serviço de gestão de resíduos para que haja satisfação, confiança e cidadania”.