O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a associação Brinc’Ar Livre, sediada na Covilhã, celebraram recentemente um protocolo de cooperação para estreitar laços e criar oportunidades de desenvolvimento mútuo. Além da concretização de projetos, o documento prevê a atualização científica dos profissionais da recente coletividade.
Constituída em julho do ano passado, a Brinc’Ar Livre já está a dar os primeiros passos na colaboração com outras instituições. O protocolo entre a associação para a promoção do desenvolvimento da criança e o Politécnico de Castelo Branco (IPCB) é exemplo disso.
Nos objetivos da cooperação está a concretização de projetos e estudos de investigação científica e a realização de estágios na Brinc’Ar Livre por parte dos alunos de licenciatura e mestrado da Escola Superior de Educação (ESE). Esta diretriz permite que os estudantes tenham uma experiência prática e que contribuam com ideias inovadoras para a associação.
Além disso, o protocolo prevê ainda a contínua atualização científica dos profissionais daquela coletividade, que vão poder participar em atividades promovidas pela ESSE, no âmbito de cursos e formações, entre outras parcerias que possam surgir em prol de ambas as instituições.
De acordo com a Brinc’Ar Livre, em comunicado, este acordo vem reforçar “o compromisso de ambas as entidades com a capacitação e o desenvolvimento de competências”, representando “um contributo significativo para o fortalecimento das práticas pedagógicas”.