A InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro está a promover a internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME) da fileira agroalimentar, através do projeto EXPORT.i9. Até junho deste ano, o programa inclui participação em feiras internacionais, workshops e missões empresariais virtuais.
O principal objetivo do projeto passa pelo “crescimento das empresas portuguesas, sobretudo PME de pequena dimensão para os mercados externos”, refere a InovCluster em comunicado.
Entre as principais ações do EXPORT.i9, destaca-se a presença na Feira Internacional Salón Gourmets 2025, de 7 a 10 de abril, em Madrid, onde as empresas vão poder expor os seus produtos.
Até maio, também estão previstos workshops de capacitação para a internacionalização, abordando estratégias e ferramentas para apoiar e/ou acelerar o processo de internacionalização das empresas através da digitalização.
A partir de fevereiro, iniciam-se três missões empresariais internacionais virtuais para a América do Norte, Emirados Árabes Unidos e China, com o objetivo de “promover a internacionalização das PME do setor para os mercados externos”, aponta a associação. Missões que incluem reuniões B2B através de plataformas digitais, facilitando o contacto direto entre empresas nacionais e importadores internacionais.
O EXPORT.i9 está alinhado com o Plano Internacionalizar 2030 e aposta na promoção digital, incentiva novas formas de comercialização através de marketplaces e foca-se na especialização em nichos diferenciados como produtos naturais e biológicos.
As inscrições para as atividades estão abertas e podem ser consultadas no site da InovCluster.