À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova está a disponibilizar apoio gratuito à população na validação de faturas no Portal das Finanças (E-Fatura) e no preenchimento da declaração de IRS. A iniciativa surge no âmbito das medidas de promoção da qualidade de vida dos cidadãos e é realizada em parceria com as Juntas de Freguesia aderentes.
Nesta primeira fase, o serviço de apoio inclui ajuda na validação de despesas no E-Fatura – que deve ser feita até 25 de fevereiro -, a recuperação de senhas de acesso ao Portal das Finanças, bem como esclarecimento de dúvidas relacionadas com o IRS. De acordo com a autarquia, podem ainda ser prestados esclarecimentos sobre outras questões fiscais que possam surgir.
Os munícipes interessados em beneficiar deste apoio devem deslocar-se à junta de freguesia da sua área de residência até ao dia 17 de fevereiro, onde devem deixar o nome e contacto. Após o registo do pedido, um técnico entrará em contacto telefónico com os cidadãos para prestar o apoio necessário.
Numa segunda fase, a autarquia irá agendar um período entre abril e junho de 2025 para apoiar a população no preenchimento e submissão da declaração de IRS referente a 2024. Este apoio destina-se, sobretudo, a quem enfrenta dificuldades no processo de entrega via internet.
Com esta iniciativa, a Câmara de Idanha-a-Nova pretende facilitar o cumprimento das obrigações fiscais e garantir que todos os cidadãos tenham acesso ao apoio necessário para tratar das suas finanças de forma simples e eficaz.