A docente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Fernanda Delgado, foi eleita para integrar os órgãos sociais da Associação Portuguesa de Horticultura (APH) para o triénio 2025-2027.
A docente, que também é investigadora no CERNAS – Research Centre for Natural Resources, Environment and Society e no CBPBI – Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, assume o cargo de vice-presidente para a Horticultura Ornamental.
Fundada em 1976, a Associação Portuguesa de Horticula é uma entidade técnico-científica que visa fomentar o progresso da horticultura em Portugal.
Para o politécnico de Castelo Branco, esta eleição “destaca o papel do IPCB na promoção da investigação e do desenvolvimento nas áreas da horticultura e do ambiente”.
A nova equipa de direção da associação portuguesa de horticultura “pretende continuar a missão de impulsionar o setor, com foco na sustentabilidade, como atividade essencial para a economia e para a sociedade portuguesa”, lê-se no comunicado do IPCB.
Em 2026, a associação celebra 50 anos de atividade com um conjunto de iniciativas, de onde se destaca o VI Congresso Nacional de Horticultura Biológica, o XIII Congresso Ibérico de Maturação e Pós-Colheito ou o III Congresso Ibérico de Olivicultura.