Já são conhecidos os vencedores da quarta edição do PIPAS – Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco, promovido pela Junta de Freguesia albicastrense, com o apoio do Câmara Municipal de CB, que contou com mais de 1.300 participantes.
Em língua castelhana, o vencedor é o poeta cubano Luiz Manuel Pérez Boitel, com a obra ‘Las Tentaciones Griegas’; em língua portuguesa, o vencedor é o poeta português Amadeu Batista, com a obra ‘As Sombras Nítidas’.
Ambos serão premiados com 3.500€ e a publicação de 30 exemplares bilingues das respetivas obras. A entrega dos prémios acontecerá no dia 20 de julho, durante o ROIZ IV – Encontro Luso-Hispano-Americano de Música e Poesia.
Foram, também, atribuídas duas menções honrosas a João Manuel Vilela Rasteiro, com ‘Anatomia de Uma Derrota’, e a José Manuel Martín Portales, com ‘Lábios Tiene El Silencio’.
O anúncio dos vencedores do concurso foi efetuado no sábado, dia 22 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Município, onde Leopoldo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, lançou o desafio de, no futuro, o PIPAS passar a ser trilingue, incluindo também a língua inglesa.
De acordo com a CMCB, esta ideia foi bem recebida por José Pires, Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, e por Alfredo Pérez Alencart, Presidente do Júri do PIPAS, especialmente pela forte ligação que Castelo Branco tem com a cidade inglesa de Manchester e pela possibilidade de ampliar o alcance do Concurso e da poesia do albicastrense António Salvado.