A universidade da Beira Interior entregou a 11 estudantes as bolsas para públicos específicos referentes ao actual ano lectivo. Os apoios têm como principal objectivo mitigar as desigualdades de género nos cursos de licenciatura e mestrado integrado das áreas STEAM e a valorização dos estudantes que exercem atividades de voluntariado de emergência.
Em comunicado, a UBI refere que todas estas bolsas têm o valor da propina anual e são um dos vários incentivos oferecidos pela instituição para o ingresso em cursos das áreas das ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
No presente ano lectivo foram destinatárias estudantes do sexo feminino dos cursos de licenciatura em Física e Aplicações, Engenharia Informática, Informática Web, Móvel e na Nuvem, Engenharia Eletromecânica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica Computacional, Engenharia Aeronáutica e a estudantes do sexo masculino do curso de licenciatura em Design de Moda e do mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas.
No próximo ano lectivo o projecto “UBImpulso Jovens Steam” vai voltar a atribuir bolsas a estudantes que frequentem um curso de licenciatura ou mestrado integrado dessas áreas que seja ocupado, maioritariamente, por estudantes do sexo oposto, e a estudantes que comprovem o exercício de actividades de voluntariado de emergência, num total de 25 bolsas.
Além destes apoios, a UBI vai ainda disponibilizar 120 Bolsas de Incentivo UBI STEAM que serão distribuídas por 24 cursos de licenciatura e mestrado integrado, resultando num total de cinco bolsas por curso. São elegíveis para candidatura os estudantes que venham a ingressar nos cursos em causa e que coloquem a UBI em primeira opção no próximo concurso nacional de acesso ao ensino superior.