A comunidade intermunicipal da Beiras e Serra da Estrela viu aprovada uma candidatura para a aquisição de 31 autocarros limpos, ao abrigo do plano de descarbonização dos transportes públicos integrado no PRR. A medida vai representar um investimento de 11 milhões e 600 mil euros com o objectivo de melhorar a mobilidade intermunicipal nos 15 municípios que integram a CIM.
Em comunicado, a comunidade intermunicipal refere que este apoio prevê a aquisição de 31 autocarros, onde se incluem 16 viaturas elétricas e 15 movidas a hidrogénio “de forma a assegurar o transporte à população de todo o território”. Para além disso vão ainda ser instalados oito carregadores eléctricos duplos e uma estação de abastecimento de hidrogénio “garantindo a operacionalidade da nova frota”.
A operação inclui ainda acções de sensibilização junto da comunidade e um programa de monitorização das novas viaturas, reforçando o compromisso da CIM “com a inovação e a sustentabilidade na mobilidade regional.
Para a comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela esta iniciativa “permite dar um passo significativo na modernização do transporte público, garantindo melhores condições de mobilidade para os cidadãos e promovendo a transição para um modelo de transporte mais ecológico e eficiente”.
A nível nacional o investimento é de 227 milhões de euros.