A Câmara Municipal da Covilhã (CMC) está novamente a dinamizar o projeto “Conhecer o Concelho”, uma iniciativa que leva os alunos à descoberta das freguesias da Covilhã e que, neste ano, abrangerá os estudantes do ensino secundário.
Câmara Municipal das Covilhã recupera o projeto “Conhecer o Concelho”, uma iniciativa que leva os alunos à descoberta das freguesias da Covilhã e que, neste ano, segundo a autarquia, abrangerá os estudantes do ensino secundário.
No âmbito desta iniciativa, no presente ano letivo, a edilidade realizou nos primeiros dias de abril duas ações, No primeiro dia de abril, a visita às freguesias do Paul, Barco e Coutada contou com a participação de 27 alunos de 11.º e 12.º anos da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa,. A segunda visita levou 25 alunos da EPABI a descobrir a freguesia de Peraboa.
Integrado no Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar, “este projeto proporciona aos alunos um contacto mais próximo com o território, promovendo a interação com empresas e instituições locais”, refere a CMC.
“Durante as visitas planeadas, os alunos têm a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o Concelho, explorando elementos patrimoniais, tradições, atividades socioeconómicas e aspetos culturais das comunidades locais. O projeto incentiva ainda a transversalidade curricular, a orientação vocacional e o aumento da motivação para a aprendizagem”, frisa.
As turmas participantes são convidadas a realizar pesquisas prévias sobre os locais a visitar, contando com o apoio das Juntas de Freguesia e outras entidades locais. Durante o percurso, os alunos também podem aplicar metodologias de investigação sob orientação pedagógica, desenvolvendo atividades como entrevistas, vídeos documentais e portefólios coletivos.
Os registos das visitas vão ser apresentados no próximo “Encontro Covilhã Educadora”, permitindo a disseminação dos conhecimentos adquiridos e incentivando a reflexão sobre as aprendizagens.
O Município da Covilhã assegura as necessidades logísticas, nomeadamente o transporte e refeições dos alunos e respetivos acompanhantes.
Além disso, representantes do Conselho Municipal da Juventude, especialmente das Associações de Estudantes, vão acompanhar as visitas e colaborar na sua organização, trabalhando em conjunto com os professores responsáveis.
As próximas visitas vão decorrer terceiro período.