A Confraria Gastronómica da Cherovia e Panela no Forno da Covilhã vai entronizar mais de duas dezenas de novos membros no próximo sábado, dia 12 de abril, naquela que é a sua grande festa anual — o IV Capítulo.
O evento, que é já uma tradição, será marcado pela entronização de novos membros, com destaque para um nome especial.
Daniel Almeida, natural do Ferro e considerado atualmente o maior produtor de cherovia da região e de Portugal, será distinguido como Confrade de Honra. A Confraria destaca a sua “resiliência e a aposta num produto tradicional que esteve em vias de desaparecimento”.
Ao todo, serão entronizados quatro confrades efetivos, um de honra e ainda 15 crianças — estas últimas no âmbito da nova Confraria Infantil 2025.
De acordo com a organização, em comunicado, “a Confraria Infantil 2025 é um projeto antigo que agora se concretiza”, com o objetivo de promover a gastronomia covilhanense junto dos mais novos. A primeira turma a integrar o projeto é da Escola de São Domingos. As crianças já participaram em várias atividades sobre a gastronomia local e vão agora tornar-se membros oficiais da Confraria.
O programa do IV Capítulo começa às 9h30 com um pequeno-almoço beirão na sede da Banda da Covilhã. Segue-se a bênção das insígnias na Igreja de São Francisco, um desfile até aos Paços do Concelho e, depois, a cerimónia de entronização no Salão Nobre. O dia termina com um almoço, onde a cherovia e a panela no forno vão brilhar à mesa.
A Confraria da Cherovia e Panela no Forno tem como missão divulgar e valorizar estas duas iguarias beirãs, promovendo a cultura gastronómica da região dentro e fora do país. Através da participação em feiras e da publicação de obras sobre tradições locais, a Confraria procura preservar a memória dos sabores da Covilhã e reforçar a ligação entre gerações.