O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI) vai associar-se à 4.ª edição da iniciativa nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, promovida pela Rede Portuguesa do Turismo Industrial (RPTI). A estrutura museológica tem preparadas duas iniciativas culturais para os dias 10 e 12 de abril.
“À Descoberta do Turismo Industrial” tem como objetivo valorizar o património e a indústria viva da região Centro, através de experiências autênticas em espaços que contam a história e identidade dos territórios.
Na Covilhã, cidade com profundas raízes industriais, o Museu de Lanifícios promove duas atividades gratuitas que convidam à descoberta do legado têxtil local.
No dia 10 de abril, entre as 16h e as 18h, realiza-se o percurso fotográfico“Pelo Património Industrial: Itinerário 1 – Ribeira da Goldra”. O percurso, com início na Real Fábrica de Panos, explora as marcas da história industrial nas fachadas, chaminés e ruínas ao longo da ribeira da Goldra. As fotografias captadas pelos participantes serão partilhadas via WhatsApp e projetadas numa exposição improvisada na Real Fábrica Veiga, onde termina a atividade.
Já no dia 12 de abril, das 14h30 às 17h30, decorre a oficina itinerante de “Tinturaria Natural: As Cores da Ribeira”. Após uma breve caminhada para recolha de plantas tintórias, os participantes são desafiados a tingir lã com base em receitas antigas do século XVIII, numa oficina prática na Real Fábrica Veiga. Cada pessoa leva consigo um caderno com amostras e fórmulas utilizadas, promovendo o contacto com saberes sustentáveis.
A participação nas atividades é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone 275 241 411 / 10 ou do e-mail muslan@ubi.pt.