A Câmara Municipal da Covilhã vai celebrar os 51 anos do 25 de Abril com um programa cultural e cívico entre os dias 21 e 25 de abril. Homenagens a antigos autarcas, entrega de casas requalificadas, espetáculos musicais e a inauguração de uma escultura dedicada aos covilhanenses que lutaram pela liberdade, são os destaques da programação.
As celebrações, de acordo com a autarquia, marcam o encerramento das Comemorações do Cinquentenário da Revolução dos Cravos, num programa inclui “um conjunto variado de ações culturais e artísticas”.
O arranque do programa está marcado para o dia 21 de abril, com a abertura da exposição “50 anos das primeiras eleições livres”, às 17h00, na Biblioteca Municipal da Covilhã.
No dia 22, às 17h30, o Auditório Municipal acolhe a cerimónia de entrega de contratos programa ao movimento associativo, abrangendo mais de 120 associações do concelho, no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo.
Segue-se, no dia 23 de abril, o “Tributo ao Poder Local – Uma Conquista de Abril” às 20h30, no Teatro Municipal da Covilhã.
Trata-se de uma cerimónia de homenagem aos antigos autarcas do concelho, que conta com momentos musicais de Paulo de Carvalho e Pedro Jóia. A lotação é limitada e os bilhetes, gratuitos, vão estar disponíveis em data a anunciar, sendo possível levantar no máximo dois ingressos por pessoa. Está prevista a transmissão online da cerimónia.
No dia 24, às 16h30, tem lugar, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a entrega de chaves de habitações requalificadas, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.
A tradicional arruada na noite de 24 de abril, entre o Jardim Público e a Praça do Município, conta com a participação da União de Sindicatos e da Banda da Covilhã. Seguem-se os espetáculos “De Adriano a Zeca, com Luís Portugal”, um concerto de António Duarte; fogo de artifício à meia-noite; a interpretação de “Grândola Vila Morena” e um espetáculo do grupo “4 Mens”.
No “dia da liberdade”, 25 de abril, as celebrações iniciam-se às 10h com nova arruada e distribuição de cravos, seguida do hastear da bandeira e da habitual Sessão Solene Comemorativa promovida pela Assembleia Municipal.
As comemorações encerram com a inauguração, às 17h, de um conjunto escultórico de homenagem aos covilhanenses que lutaram pela democracia. A obra, da autoria do designer Jorge dos Reis, ficará instalada na Praça do Município e “apresenta sete palavras evocativas do 25 de Abril”, refere o comunicado.