A Universidade da Beira Interior (UBI) tem abertas, até 29 de abril, as candidaturas à segunda fase das Bolsas “Públicos Específicos”, destinadas a estudantes dos cursos de licenciatura e mestrado integrado nas áreas STEAM – Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática.
Os estudantes da UBI já podem concorrer à segunda fase das Bolsas para Públicos Específicos, no âmbito do programa “UBImpulso Jovens STEAM”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Estão disponíveis 24 bolsas, no valor de 697 euros — o equivalente à propina anual — dirigidas a alunos que se destaquem pelo envolvimento em causas sociais ou que frequentem cursos com desigualdade de representação entre os sexos.
Esta nova fase inclui duas tipologias de apoio: 13 bolsas de “Voluntariado de Emergência” e 11 bolsas para “Mitigação das Desigualdades de Género”.
As Bolsas para Voluntariado de Emergência destinam-se a estudantes de 1.º Ciclo ou Mestrado Integrado das áreas STEAM que conciliem a formação académica com ações de voluntariado em contexto social, ambiental ou de emergência.
Já as Bolsas de Mitigação das Desigualdades de Género abrangem estudantes de cursos em que o sexo do candidato represente menos de 25% dos inscritos no ciclo de estudos. Os cursos elegíveis são: Engenharias Eletromecânica, Eletrotécnica e de Computadores, Civil, Aeronáutica e Informática, bem como Ciências Farmacêuticas, Design de Moda e Informática Web, Móvel e na Nuvem.
As candidaturas decorrem até 29 de abril, sendo obrigatória a submissão do formulário próprio disponível online.