Aumentar o número de deputados na Assembleia da República e reforçar a percentagem de votação, são os objetivos da CDU para as Eleições Legislativas do próximo dia 18 de maio. No distrito, a mobilidade e a rede viária estão na lista de prioridades da CDU, preocupada com a caducidade das medidas preventivas ao longo do corredor do IC6.
Segundo Vítor Reis Silva, as medidas preventivas, numa faixa de 400 metros, ao longo do corredor do IC6 caducam este mês e a sua prorrogação precisa de uma decisão política, “o decisor político está em gestão neste momento, e não sabemos se a maioria ou maiorias que forem constituídas estão com vontade ou não de construir o IC6.”
Na prática, com a caducidade das medidas preventivas, “as Câmaras vão ter dificuldades em não licenciar qualquer empreendimento que ali se possa fazer e isso pode criar um problema grave.”
Este é um tema que a CDU quer trazer para a campanha eleitoral, a par de outros relacionados com a mobilidade e a rede viária.
“A concretização do IC31, a ligação de Espanha à A23, e depois esta ligação da A23 a Coimbra é importante não só para levar, mas também para trazer gente em segurança, porque reduz a distância, reduz o tempo, aproxima as pessoas dos serviços e possibilita outro desenvolvimento da região.”
O primeiro candidato da CDU pelo distrito de Castelo Branco, em entrevista ao programa Flagrante Direto da RCB, enumera outros projetos para o distrito que a CDU vai continuar a defender no Parlamento.
“A concretização do regadio a Sul da Serra da Gardunha, que foi uma outra proposta colocada pelo grupo parlamentar da CDU e que não foi aprovada”, bem como a requalificação de escolas no distrito. Vítor Reis Silva enumerou um conjunto de estabelecimentos de ensino precisam de intervenção, “Tortosendo, Pero da Covilhã, Quinta da Lageosa, Penedos Altos, secundária de Alcains, Terras do Xisto em Silvares e a Escola Secundária Silvestre Ribeiro em Idanha a Nova.”
O aumento geral dos salários e pensões é outra das bandeiras da CDU nesta campanha, “propõe-se um aumento, no minino, de 15%, não inferior a 150 euros, e fixar o salário minino em mil euros, já em 2025, revogar as normas gravosas do Código Laboral, são questões mais nacionais, mas que dizem respeito à população do distrito de Castelo Branco, como a questão da reposição do IVA da eletricidade, do gás natural e da botija de gás nos 6% que ainda se mantém nos 23%.”
A saúde e a habitação estão também na lista de prioridades da CDU, disponível para entendimentos semelhantes aos que aconteceram no governo minoritário do PS, com a célebre geringonça, “o Secretário Geral do PCP tem afirmado que, para medidas positivas, para o povo, para os trabalhadores e para os reformados, contem com o PCP.”
Vítor Reis Silva, o primeiro candidato da CDU pelo distrito de Castelo Branco às legislativas do próximo dia 18 de maio, em entrevista ao programa Flagrante Direto da RCB.