Inaugurado em abril de 2005, o Museu Judaico de Belmonte já foi visitado, estes 20 anos, por 400 mil pessoas. Foi o primeiro Museu Judaico do país e conta a história da identidade hebraica nacional e local, já que mantém um espaço dedicado à história da comunidade judaica de Belmonte, uma da maiores e mais ativas do país, que o Município vai homenagear no próximo dia 26.
Apesar de querer mais, o número de visitantes deixa satisfeito o presidente do Câmara Municipal de Belmonte, António Dias Rocha:
“Eu gostava que fosse muito mais, mas deixa-me bastante satisfeito, mas gostava que viesse mais gente visitar-nos e espero ter cada vez mais estruturas para sermos atrativos para os turistas, porque todos sabem as obras que é necessário fazer, sobretudo, no Museu dos Descobrimentos que está muito gasto.”
O Museu Judaico faz parte da rede de museus de Belmonte e foi um dos que já foi intervencionado e durante os 20 anos em está de portas abertas ao público. Mais recente, o Museu dos Descobrimentos, está a necessitar de uma intervenção, sobretudo ao nível dos conteúdos, “espero muito em breve ter noticiais, até espero que no dia 26 de abril possa haver alguma noticias sobre as intervenções que vai haver.”
O autarca espera ter novidades sobre esta, e outras intervenções, para anunciar no dia 26 de abril, feriado municipal de Belmonte, que assinala o dia em que foi mandada rezar a primeira missa em Terra de Vera Cruz.