No passado dia 13 de abril, a Guarda Nacional Republicana, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial da Covilhã, realizou uma ação de sensibilização junto de jovens atletas, sobre o “não à violência” e promoção dos valores da ética, fair-play e respeito no desporto.
Em nota de imprensa e sob o mote “Queremos bancadas com apoio, campos com respeito e jogadores com fair play”, os militares da GNR destacaram que “o verdadeiro desportista não é apenas aquele que vence, mas sim aquele que joga com ética e honra o desporto”. Lê-se.
Acrescenta o documento que “no desporto, ganha quem joga com valores. Diz não à violência. Diz sim ao respeito!” Refere a mensagem deixada aos participantes.
A iniciativa decorreu “num ambiente de proximidade e diálogo, tendo como público-alvo jovens praticantes de modalidades desportivas da região. A ação procurou reforçar a importância de atitudes baseadas no respeito mútuo, na tolerância e no espírito de equipa — valores essenciais tanto dentro como fora das quatro linhas, para além de prevenir comportamentos de risco, para além de realçar o papel do desporto como ferramenta de inclusão social, desenvolvimento pessoal e promoção da saúde física e mental”. Conclui a missiva.