O Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, recebe no próximo dia 24 de abril, às 21h30, um espetáculo que cruza música, teatro e memória para assinalar o 51º aniversário do 25 de abril de 1974. “Viagem a Lisboa” parte de um texto de Isabela Figueiredo e convoca as vivências dos “retornados”, explorando tensões familiares e o legado colonial.
A criação é assinada por Joana Cotrim e Rita Morais, e faz parte de um texto original da escritora Isabela Figueiredo, integrando ainda o álbum “Diz à Mãe Que Está Tudo Bem”, do músico Silk Nobre.
O espetáculo, que cruza teatro, música e memória, propõe uma viagem emocional e crítica à experiência dos chamados “retornados” após o fim da guerra colonial e do regime ditatorial. A família é o ponto de partida para refletir sobre questões profundas como o colonialismo, o racismo, os conflitos geracionais e os silêncios herdados.
No palco, a interpretação fica a cargo de Fernando Nobre, Joana Cotrim e Rita Morais, acompanhados por João Pedro Vaz, Miguel Nunes e Mónica Garnel, num elenco que promete intensidade e diversidade artística.
O espetáculo resulta de uma coprodução d’O Clube com A Oficina/Centro Cultural Vila Flor e o Teatro-Cine de Pombal, e está em digressão nacional até outubro.
A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala, mediante levantamento de bilhete a partir das 20h30 do próprio dia.
As reservas podem ser feitas através do número 277 202 900 ou no site oficial do município de Idanha-a-Nova.