O espetáculo “Green ETHICS Jogo-Performance”, criado pela ASTA – Teatro no âmbito do projeto europeu Green E.Th.I.Cs., já foi visto por cerca de 1500 pessoas em vários pontos do país. A peça, que estreou em junho do ano passado na Covilhã, segue agora para a região do Alentejo, onde é apresentado nos dias 15 e 27 de maio.
Belmonte, Gouveia, Leiria ou Covilhã foram algumas das localidades por onde já passou o “Green E.Th.I.Cs Jogo-Performance”, espetáculo interativo da companhia ASTA-Teatro que continua a sensibilizar o público para as alterações climáticas através do teatro.
Com cerca de 1500 espetadores desde a estreia em junho de 2024 – “sobretudo do universo escolar”, refere a companhia – a peça prossegue a sua digressão este mês com apresentações em Évora e Montemor-o-Novo.
Em Évora, o espetáculo sobe ao palco do Palácio D. Manuel, no dia 15 de maio, no âmbito da Jornada Green Ethics promovida pela Universidade de Évora, parceira do projeto europeu. Antes da sessão, marcada para as 14h30 e com entrada livre, realiza-se às 9h00 um encontro dos “Diálogos Green Ethics”, com a participação de Sérgio Novo, diretor da ASTA.
A 27 de maio, é a vez de Montemor-o-Novo acolher a performance na escola São João de Deus, integrada no XVII Encontro Internacional de Marionetas, organizado pela companhia Alma d’Arame.
Inspirado no tradicional Jogo da Glória, o “Green E.Th.I.Cs Jogo-Performance” convida o público a participar ativamente, jogando e pedalando para produzir energia ‘verde’ que alimenta o cenário. A digressão, que se estende até ao final de 2025, pretende alcançar mais de 45 mil cidadãos em 120 cidades por toda a Europa.
A próxima fase do projeto prevê ainda o lançamento de versões em jogo de tabuleiro e digital, a distribuir gratuitamente pelas escolas e comunidades interessadas.