Durante o ano de 2024, foram doadas 52 toneladas de excedentes alimentares a 15 instituições sociais do distrito de Castelo Branco, no âmbito de um programa nacional promovido pelo Pingo Doce, com o objetivo de reforçar o apoio às comunidades mais vulneráveis.
Entre as entidades apoiadas encontram-se a Delegação de Castelo Branco da Cruz Vermelha Portuguesa, a RE-FOOD 4 GOOD – Associação de Solidariedade Social e a Operação Nariz Vermelho – Associação de Apoio à Criança, entre outras organizações com intervenção direta na área da segurança alimentar e apoio social no Fundão, Covilhã, Castelo Branco e restantes concelhos do distrito.
Estes donativos dizem respeito a produtos alimentares que, embora fora do circuito de venda — por motivos como embalagens danificadas ou aproximação da data de validade —, estão em conformidade com os padrões de segurança alimentar.
A nível nacional, foram entregues 7 mil toneladas de alimentos, um aumento de mais de 35% em relação ao ano anterior. Em termos globais, os apoios atribuídos pelo retalhista nacional — em alimentos e em donativos financeiros — superaram os 19 milhões de euros.