A 12.ª edição do Programa IMPULSO / Bolsas de Educação Jogos Santa Casa, entregou ontem, na sede da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 51 bolsas relativas à época 2024/25.
No que diz respeito à Federação de Desportos de Inverno de Portugal – designação aprovada pelos clubes em 2008 (ex- FP Esqui / FP Desportos de Gelo), a instituição de utilidade pública desportiva foi inaugurada na Covilhã em 1992, teve 41 atletas distinguidos com bolsas de estudo, relativas aos seguintes Programas:
Preparação Olímpica e Programa de Esperanças Olímpicas, Preparação Paralímpica e Programa de Esperanças e Talentos Paralímpicos, para além do Programa de Preparação Surdolímpica, de 16 modalidades diferentes, duas, das quais, novidade: Tiro e Patinagem de Velocidade no Gelo.
O destaque vai, no entanto, para a jovem patinadora madeirense, Jéssica Rodrigues (actual campeã mundial júnior em patinagem de velocidade no gelo), que recebeu uma bolsa de educação – Jogos Santa Casa.
Com o objectivo de promover, regular e dirigir, a nível nacional, a prática de desportos relacionados com a neve, nas vertentes, formativa, desportiva e cultural, o presidente da direção da FDI-Portugal, refere em nota de imprensa enviada à RCB que “fundada a 15 de maio de 1992, a Federação de Desportos de Inverno de Portugal comemora hoje 33 anos de existência. São 33 anos de aprendizagem, de crescimento, de lutas e de conquistas na neve e no gelo. Obrigado a todos os atletas, clubes, treinadores, dirigentes e colaboradores que fazem parte da nossa história. Parabéns FDI-Portugal! “. Afirma Pedro Flávio.
São várias as modalidades que fazem parte da “Família FDI-P”, como por exemplo, Esqui Alpino, Snowboard, Curling, Hóquei no Gelo, Patinagem de Velocidade no Gelo, Patinagem Artística no Gelo, Biatle, entre outras.