Arranca esta quarta-feira, dia 21 de maio, no Cine-Teatro Avenida, o Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2025, uma coprodução entre a editora Alma Azul e o Município de Castelo Branco. Durante três dias, a língua portuguesa será celebrada através de leituras encenadas, diálogos artísticos e reflexões literárias, com entrada gratuita em todas as sessões.
A grande novidade desta edição é a criação de uma “Comunidade de Leitores”, que será responsável por interpretar textos de autores lusófonos homenageados ao longo do festival. A abertura, marcada para as 18h00, destaca o centenário de nascimento de Daniel Filipe (1925-2025), com uma leitura especial do seu poema “A Invenção do Amor”.
Às 18h15, a escritora Patrícia Portela apresenta comentários sobre “O Delfim”, obra do também centenário José Cardoso Pires (1925-2025). Já às 19h00, serão apresentados os livros Hífen e Dias Úteis. O primeiro dia termina com um momento de diálogo artístico entre José Manuel Castanheira e Patrícia Portela, pelas 22h00.
Nos dias seguintes, o festival dará destaque ao brasileiro Raduan Nassar, ao qual será dedicada uma leitura comentada do conto “Menina a Caminho”, e encerrará com uma homenagem a Clarice Lispector, através da exibição do filme “A Paixão Segundo G.H.”, na noite de 23 de maio. O encerramento contará ainda com a leitura de poemas de Adélia Prado, celebrando os seus 90 anos.