A universidade da Beira Interior vai inaugurar, no próximo dia 2 de Junho, as instalações do centro interactivo de ciências. A cerimónia tem início marcado para as 15h00. A obra foi financiada pelo plano de recuperação e resiliência (PRR) e representa um investimento próximo dos 445 mil euros.
De acordo com a UBI este o centro apresenta-se “como um espaço fundamental” na sua estratégia de promoção das áreas das ciências junto dos mais novos, pretendendo, em simultâneo, captar o interesse do público adulto para as temáticas abordadas no domínio das ciências, através da realização de atividades dedicadas e do acolhimento de exposições itinerantes.
Além destas iniciativas, o novo local irá acolher um planetário com o intuito de despertar a curiosidade dos visitantes para os temas da astronomia.
Construído no piso superior da Faculdade de Ciências, a universidade da Beira Interior espera que este novo espaço “se torne num local de referência no que respeita à divulgação de actividades científicas junto da sociedade, naquela que será a casa do programa Cientista Júnior, assim como dos vários clubes de ciência protocolados entre a UBI e as escolas da região, ao abrigo do programa UBImpulso Jovens STEAM”.