É o sexto número da revista Materiaes, III série desde 2016, que preenche mais de 240 páginas, 23 autores, sendo que nove colaboradores escrevem pela primeira vez na revista.
De acordo com os promotores, a publicação percorre, em 24 artigos, o tempo da pré-história, toca no século III e passa do século XVIII à actualidade. “A revista MATERIAES é já um importante repositório de fontes (da arqueologia, da arte, da museologia, e da história regional) para o futuro trajeto que vamos continuar a percorrer”, refere a SAMFTPJ.
A revista é apresentad pelo Dr. Humberto Rendeiro, licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Museologia pela mesma instituição de ensino e doutor em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Desde 1 de maio de 2021 desempenha funções de Técnico Superior na Direção Regional de Cultura do Centro. Esteve ligado profissionalmente ao Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional durante vinte e dois anos. Ao longo da sua carreira profissional e académica desenvolveu estágios em Museus nacionais e internacionais, destacando-se o Convento de Cristo, Tomar, o Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco e o Museu Nacional de Arte da Catalunha, Barcelona.
Integra a Associação Portuguesa de Museologia (APOM), como membro do Conselho Científico.