As adufeiras da vila do Paúl vão assinalar o seu 20º aniversário com a realização de duas residências artísticas. A primeira vai ocorrer de 11 a 13 de Julho naquela vila do concelho da Covilhã e engloba uma criação comunitária com três músicos convidados; Teresa Campos, na polifonia, Juan de la Fuente na percussão e Tiago Candal no acordeão.
Com o mote “Sons da Terra” os participantes vão estar três dias na ribeira do Paúl com as adufeiras e alguns elementos de outros grupos nacionais, ligados à etnografia e ao património musical tradicional para a criação de um trabalho comunitário que vai ser apresentado publicamente no dia 13 de Julho.
Nesse mesmo dia vai ser organizado o encontro nacional anti-mineração, organizado com a parceria do observatório dos recursos minerais e o observatório ibérico da mineração. O dia começa com uma caminhada matinal pela paisagem da região e uma reflexão sobre políticas extrativistas e que culmina com a criação de um feltro sólido, em formato tapete “com a colaboração de todos que quiserem pisoar a lã, enquanto se canta e se dança em conjunto, enquanto se partilha a existência do colectivo”, afirma o grupo em nota de imprensa.