O complexo desportivo municipal da Covilhã foi palco no último domingo, 29 de junho, da 4ª prova do Portugal Tour 2025, da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno. Participaram 150 atletas, representando 12 clubes a nível nacional.
Apesar do intenso calor que se fez sentir, ao longo de todo o dia, “foi uma jornada quente, bem concorrida, com muita animação e actividade, num evento, que merece, como todos os anos, uma organização exímia, onde não houve acidentes, como todos os clubes participantes, no continente e ilhas (Madeira), incluindo as entidades, a saírem da cidade da Covilhã, muito satisfeitos, dão muitos elogios sempre à prova, onde a Covilhã sabe receber, sabe como acolher, a Covilhã é diferente, as pessoas que nos visitam, independentemente das condições climatéricas e dos resultados obtidos. Por isso, julgo que estamos todos de parabéns, conseguindo mais ano, marcar pela diferença”. Afirmou o presidente do PCC à RCB.
Em termos competitivos, “foi um dia com algumas estreias, tivemos atletas que fizeram a prova pela primeira vez, alguns oriundos do atletismo, oriundos de um projecto que temos com o Conservatório, onde tivemos provas individuais e colectivas, com a realização de estafetas e provas mistas, para além de uma prova solidária a favor da Casa do Menino Jesus, onde doamos diverso equipamento desportivo, tivemos um Bar Solidário, fazendo com que, fosse também, o culminar da nossa época desportiva, em termos de convívio e não só, com uma grande moldura humana, com muita animação. Em termos competitivos, sim, tivemos vários pódios, em estafetas e individualmente, portanto, acho que é um balanço bastante positivo, onde tivemos a vitória do David Silva, no escalão sénior e a vitória do atleta Nuno Gravito, na estafeta M40, com uma atleta do Sporting CP. Por tudo isto, estamos de parabéns, também.” Conclui Nuno Gravito.
A 4ª prova, envolveu atletas, dos escalões de Sub 9 , aos Masters M70 M/F.
O Laser Run, recorde-se, alia o tiro com a corrida.
A competição organizada pelo Penta Clube da Covilhã, teve o apoio da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, Município da Covilhã, União de Freguesias de Covilhã e Canhoso, entre outros parceiros privados.
O “Portugal Tour’2025” da FPPM, tem ainda a realização de mais duas etapas.
O covilhanense Sérgio Ferraz (actual presidente da MAG do PCC), é o director responsável pelo Laser Run na FPPM.