José Rito Agostinho é candidato do movimento independente “Pelas Pessoas” à presidência da junta de freguesia do Ourondo nas próximas eleições autárquicas. A autarquia vai eleger novamente os seus órgãos, depois da agregação à freguesia de Casegas em 2013.
Em comunicado, o movimento afirma que esta candidatura pretende afirmar-se como “uma alternativa sólida, próxima e determinada a devolver voz e dignidade à freguesia”. Entre as prioridades estão “a melhoria das acessibilidades, a recuperação de espaços públicos, o arranjo do jardim e parque infantil para garantir mais segurança e conforto às crianças e famílias e o apoio permanente às associações locais”.
Citado em nota de imprensa, José Rito Agostinho afirma que “é essencial ter uma junta interventiva, de proximidade, sempre disponível para dar resposta a quem mais precisa. Podem contar comigo, com o meu respeito, dedicação e trabalho para que Ourondo-Relvas continue a ser motivo de orgulho para todos os que cá vivem e para quem nos visita. Esta é uma candidatura pelas pessoas”.
José Rito Agostinho foi presidente da junta de freguesia entre 2009 e 2013. Integrou a direcção do instituto de apoio social do Ourondo durante 14 anos e foi uma das vozes que, no início do processo de agregação de freguesias, se manifestou contra a agregação, tendo participado de forma activa na reposição da autonomia administrativa para o Ourondo.