De 9 a 12 de setembro o Fundão recebe o Festival Internacional de Cinema e Turismo com duas competições distintas: uma para produções portuguesas e outra de âmbito internacional. Do Festival fazem ainda parte três competições criativas, uma delas para encontrar o melhor filme promocional do território do Fundão, um desafio lançado a cinco equipas internacionais que vão chegar ao concelho, uma semana antes.
A segunda competição criativa tem como objetivo a promoção de talentos emergentes no audiovisual, em que duas equipas de alunos da Universidade da Beira Interior, orientadas por produtores audiovisuais experientes, competem pelo melhor filme promocional sobre o Fundão.
A terceira e última competição criativa paralela ao Festival é o Blogging Fundão 2025 e tem como âmbito publicações de bloggers sobre o território do concelho.
Quanto ao Festival Internacional de Cinema e Turismo vai trazer ao Fundão, ao longo de quatro dias, dezenas de filmes provenientes dos quatro cantos do mundo, selecionados pelo júri do festival de entre os 243 filmes promocionais e documentários, de 41 países, que se inscreveram na competição. As exibições são organizadas em sessões temáticas e acompanhadas por mesas-redondas, masterclasses e momentos de networking com especialistas do setor.
Desde 2018 que o ART&TUR tem percorrido, de forma itinerante, a região Centro. Este ano, chega à cidade do Fundão numa coorganização entre a Turismo Centro de Portugal, a Câmara Municipal do Fundão e a Centro Portugal Film Commission, entre outros parceiros.
Para o presidente da Turismo Centro de Portugal, Rui Ventura, com o seu caracter itinerante, o “ART&TUR é hoje um verdadeiro embaixador da alma e da diversidade do Centro de Portugal.” Este ano é a vez do Fundão, “cidade de tradições profundas e de futuro vibrante” ser o palco deste encontro “de criatividade, emoção e promoção turística.”
Para Paulo Fernandes, com o acolhimento deste festival “o Fundão afirma-se como um destino onde tradição e a vanguarda caminham de mãos dadas. Será uma oportunidade única para dar a conhecer, a realizadores e profissionais de todo o mundo, a alma da região”.
Para além da exibição dos filmes, a diretora do Festival, Mariana Baptista, destaca alguns momentos que vão envolver a comunidade, desde logo a mesa redonda “Aldeias do Xisto, um Território de Futuro” que se segue à sessão de boas vindas, no primeiro dia do Festival. Ainda a 9 de setembro, à tarde, a conversa “Jornal do Fundão: O Sonho e as Causas”, com o diretor do semanário, Nuno Francisco, e a masterclass “O Som como Narrativa da Paisagem da Serra da Gardunha”, com o artista sonoro Luís Antero, que conduzirá depois os participantes num passeio noturno imersivo no Bosque do Convento.
No dia seguinte, a 10 de setembro, depois de um dia de exibição de filmes, a noite será animada com um concerto de músicas de cinema pela Big Band do Fundão.
No último dia, 12 de setembro, os participantes poderão desfrutar de uma visita cultural a Castelo Novo. A partir das 17h00, o festival culmina com a cerimónia de entrega de prémios ART&TUR, no edifício do Casino Fundanense, onde serão reveladas as melhores produções da edição 2025.
A entrada no festival é gratuita, mas requer inscrição prévia pelo link https://bit.ly/inscricao-arttur-2025