A iniciativa promovida pela Federação Portuguesa de Basquetebol, reuniu durante cinco dias (02 a 06 de julho), 600 atletas Sub 12 M/F de todo o país. A ABCB esteve presente com 24 jogadores, 3 oficiais de mesa e 2 árbitros.
Quanto ao balanço da participação da Associação de Basquetebol de Castelo Branco, o dirigente Francisco Damasceno (chefe da comitiva) e actual presidente do CAD (conselho de arbitragem distrital), considera, em missiva enviada à RCB, que o balanço é positivo, “a todos os níveis”, independentemente de, por exemplo, “apesar de terem sido dos melhores jogadores da semana inteira, estranhamente, Miguel Ventura e Telem Porat, não terem sido selecionados para o Jogo do All Star, devido aos anacrónicos critérios de escolha. Apesar disso, a ABCB felicita os atletas, uma vez que, os números e desempenhos de ambos, ajudaram os companheiros de equipa a procurar superarem-se e mostraram que, não obstante alguns factores adversos, continuamos a potenciar o enorme talento que existe no Basquetebol Distrital. Parabéns, também, aos treinadores que, com eles, trabalharam no clube e nas seleções distritais”, pode ler-se.
Daí que, na cidade “Capital do Móvel”, Francisco Damasceno acrescenta que “os nossos minis foram enormes, lutando em todos os jogos com as armas que tinham. Não sendo os resultados o mais importante, os nossos atletas mostraram garra e determinação e sobretudo boa disposição, animação e reação às adversidades. Foi para todos uma experiência inesquecível, e muitos ainda terão oportunidade de a repetir; para os outros, marcou o início da preparação de Albufeira 2026. Parabéns meninos e meninas e que, para o ano, sejamos ainda melhores”. Conclui o dirigente ABCB.
No que diz respeito aos juízes Fábio Alves, Afonso Silva, Andreia pedro, Leonor Almeida e Diogo Alves (CAD principal da AB Guarda), foram os representantes do CAD de Castelo Branco.
Andreia Pedro foi oficial de mesa na final feminina, enquanto, o árbitro, Fábio Alves, dirigiu a final masculina.
Leonor Almeida, oficial de mesa (ABCB), recebeu o prémio de Oficial de Mesa “Atitude”.
Em termos desportivos, os vencedores foram as equipas das Associações de Basquetebol de Aveiro (masculinos) e Lisboa (femininos), que ganharam, as respectivas finais, frente a AB Setúbal e AB Santarém.
A organização, este ano, primou ainda por inovar.
Para além da realização do “Jogo das Estrelas” e de um concurso de habilidades, durante a entrega de prémios, atribuiu o troféu de “Melhor Claque” (votado pelos directores de campo), à AB Alentejo, pelo seu papel, no apoio e promoção do fair-play e desportivismo, ao longo da competição.
O Município de Paços de Ferreira, apoiou o evento.