Nove dos 11 concelhos do distrito de Castelo Branco, este quarta-feira, 9 de julho de 2025, estão em risco máximo de incêndio, revela o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Belmonte e Idanha-a-Nova são os únicos dois concelhos do distrito de Castelo Branco que esta quarta-feira não estão em risco máximo de incêndio, mas ainda assim ambos estão colocados no alerta de muito elevado.
Em Portugal, são mais de 40 concelhos dos distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Portalegre e Vila Real, que estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, indica o o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o ‘site’ do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), desde o início do ano e até esta quarta-feira ocorreram 3.102 ocorrências de fogo, tendo ardido 8.328 hectares em espaços rurais.
Devido às elevadas temperaturas, o IPMA coloca dois distritos (Braga e Bragança) em aviso meteorológico amarelo. As temperaturas máximas previstas para hoje em Castelo Branco 36 graus e na Guarda 30º.