As instalações do Convento de Santo António em Penamacor, onde funcionaram os serviços da Santa Casa da Misericórdia da vila, acolhem a equipa do CLDS 5G de Penamacor + Inclusivo.
O programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de 5ª Geração (5G) “Penamacor + Inclusivo” já está em funcionamento. A iniciativa visa promover a inclusão social de grupos mais vulneráveis e o desenvolvimento comunitário.
De acordo com os responsáveis, o CLDS 5G que adotou o nome de “Penamacor + Inclusivo” pretende ser uma ferramenta promotora da coesão social, dinamizando um conjunto de ações que visam responder aos desafios sociais do território. O projeto procura promover a capacitação e a empregabilidade, estimular o empreendedorismo, proporcionar qualidade de vida às famílias, às crianças/jovens e aos idosos e contribuir para a inclusão social dos grupos mais vulneráveis do território.
A equipa do “Penamacor + Inclusivo” é constituída por Patrícia Nunes (coordenadora), Andreia Fidalgo (Serviço Social), e Ana Vitoria Teixeira (Gestão), e tem várias atividades programadas, entre as quais a edição de um jornal, um programa de rádio e a realização de oficinas sobre diversos temas.
A abrangência dos destinatários, em todo o concelho, vai estar, para já, na comunidade migrante, na promoção da leitura (incentivado os mais novos a ler), entre muitas outras novas acções.
Durante o mês de agosto de 2025, em todas as freguesias do concelho de Penamacor, é promovido o “Cinema ao Ar Livre” com o filme português “Podias ter Esperado por Agosto”, escrito e realizado por César Mourão.
O projecto CLDS 5G “Penamacor + Inconclusivo”,tem a duração de 48 meses, teve início no passado dia 21 de maio de 2025, e tem como entidade coordenadora local de parceria (ECLP) a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, ainda em parceria com o Município de Penamacor.

c/ LS.