“Ser Treinador”. É com este título que o técnico de futsal, tendo por base experiências e vivências que adquiriu em vinte anos de carreira (da formação ao alto rendimento), conduz os leitores, ao longo das 280 páginas da obra, a conhecer conceitos, didáticas e estratégias para quem é, ou ambiciona ser, treinador.
O covilhanense Joel Rocha, de 41 anos, partilha na sua obra, pela primeira vez, os seus mais recentes documentos, segredos e estratégias do dia-a-dia de trabalho numa equipa de 1ª divisão nacional (Sporting Clube de Braga/AAUM), colectividade que lidera, juntamente com o Sporting Clube de Portugal, a Liga Placard 2022-23.
O livro foi apresentado no Centro Colombo, em Lisboa, esta semana, e conta com as participações especiais de 37 referências do desporto (jogadores, treinadores e directores desportivos), na qual se junta o prefácio de Jorge Braz (selecionador nacional de Portugal) e posfácio de Marquinhos Xavier (selecionador nacional do Brasil).
Recorde-se que Joel Rocha, para além de ter sido campeão nacional pelo SL Benfica, em 2013-14, sagrou-se vice-campeão nacional e venceu a Taça de Portugal pela AD Fundão. Teve ainda passagens pela AF Castelo Branco e AD Estação da Covilhã.