No próximo fim de semana, a Festa do Pão e da Água “Serões N` Aldeia” regressa ao Souto da Casa, para valorizar a gastronomia, as tradições, os produtos típicos e a identidade daquela freguesia do concelho do Fundão.
Ao longo dos três dias, haverá tasquinhas, espetáculos, workshops, caminhadas e muita animação de rua, tendo como destaques o ciclo da água, a farinha e os seus derivados. O pão caseiro, as filhós, o tradicional feijão no forno e as iguarias típicas da aldeia não vão faltar.
A Festa começa na sexta-feira, 18 de julho, às 19h, com o Grupo de Bombos do Souto da Casa seguido da atuação de outros grupos populares que irão animar a aldeia no primeiro serão que culmina com a atuação da BFC Street Band, às 22h30.
No sábado, 19 de julho, a animação começa às 15h e prolonga-se pela noite dentro. O serão na aldeia do Souto da Casa, no sábado será animado pelas Estrelas da Gardunha, às 21h30, seguido do concerto “Acordeão em Espetáculo com Rodrigo Maurício e Rita Nunes” e, a encerrar, Babosa Brass Band.
Já no domingo, 20 de julho, realiza-se a tradicional caminhada pela rota dos moinhos, com o apoio dos Caminheiros da Gardunha, a concentração é Às 7h30 na junta de freguesia de onde sai o autocarro com destino a Vale d´Urso às 8h.
A animação prossegue durante a tarde, e os serões encerram às 21h de domingo com o concerto “Fado Cale” com Ana Lopes, Diogo Pinto, Tiago Oliveira e Leonel Barata.
Durante o evento estão abertas ao público, mediante marcação, as Casas-Museu, constituídas pela Casa da Tecedeira, do Latoeiro, do Carpinteiro, do Sapateiro, do Ferreiro, do Ferrador, do Ganhão e da Azenha da Figueira.