A Feira de São Tiago, na Covilhã, abriu na última sexta-feira, 11 de julho, com o maior número de visitantes de sempre, 20 mil entradas pagas na noite em que os Calema subiram ao palco principal do certame que se prolonga até ao próximo dia 27 de julho, no Complexo Desportivo da Covilhã.
Um número que ultrapassou o recorde alcançado na edição de 2024, com cerca de 19 mil entradas pagas. Para o presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira, “não é mais uma feira, é a feira”, disse o autarca na sessão de abertura lembrando o impacto económico, cultural, social e turístico deste certame.
“É mais do que uma feira de venda de produtos – que também o é. É mais do que um festival de música – que também o é e com um cartaz de fazer inveja aos melhores festivais que se realizam no País. É mais do que uma feira comercial, ou um evento gastronómico e de diversões. Esta feira é a soma de tudo isto”.
Vítor Pereira vincou ainda que este é “um evento charneira da região, mobilizador, agregador e que contribui para a dinamização económica, cultural e turística” do Concelho.
Um certame que, neste primeiro fim de semana, também contou com a atuação de Richie Campbell e com um espetáculo que juntou no mesmo palco o artista FF e a Banda da Covilhã.
O evento prolonga-se até ao dia 27 de julho e está aberto diariamente, contando com atuações de vários artistas locais no palco secundário e no palco de restauração.
Já pelo palco principal ainda vão passar Fernando Daniel (dia 18), Matias Damásio (dia 19), Budda Power Blues/Virgul (dia 20), Némanus (dia 25), Vozes do Oriental e Banda Filarmónica do Paul/D.A.M.A (dia 26) e José Cid (dia 27).
Nos dias em que há concertos no palco principal, o valor dos bilhetes varia entre os 3 e os 5 euros. Nos restantes dias a entrada é gratuita.
As crianças até aos 10 anos, inclusive, não pagam.