O médico José Martinez de Oliveira foi distinguido com o título de académico de honra por parte da academia portuguesa de fibromialgia. A cerimónia decorreu nas instalações da Mutualista da Covilhã.
Médico ginecologista e obstetra, professor catedrático jubilado e emérito da universidade da Beira Interior, José Martinez de Oliveira coordenou várias unidades curriculares e liderou o departamento de saúde da criança e da mulher do centro hospitalar da Cova da Beira. Exerceu ainda funções como presidente da comissão de ética da faculdade de ciências da saúde da UBI e da própria universidade.
Nesta cerimónia, o homenageado apresentou a comunicação “A Saúde do Cidadão na Era Digital”, refletindo sobre os desafios e oportunidades que a transição tecnológica representa para o sistema de saúde e para o bem-estar da população.
Citado em comunicado, o presidente e fundador da academia destaca que o tema escolhido “foi uma descrição oportuna e rigorosa da época histórica e médica em que estamos inseridos, com uma análise e explicação de grande qualidade pedagógica”
José Arranz Gil acrescenta que o novo académico de honra “é um intelectual entusiasmado, com projectos, investigações e novos conhecimentos, além de um entusiasmo superlativo pelo saber, compreender e conhecer, estando a sua mente sempre ativa, a pensar e a conceber algo novo, diferente, motivador e útil para os outros”.