A universidade da Beira Interior (UBI) foi premiada pela Comissão Europeia com o título de ESCI Champion 2025-2027, na categoria de implementação do cartão europeu de estudante. A distinção, atribuída pela direcção geral da educação, juventude, desporto e cultura da Comissão Europeia, reconhece o trabalho da UBI na implementação dessa medida que tem como principal objectivo facilitar a mobilidade estudantil.
A UBI é a única universidade portuguesa a integrar o grupo de instituições reconhecidas nesta categoria, entre um universo de 123 candidaturas provenientes de 30 países. De acordo com a direcção geral, “estes números evidenciam uma forte participação e o interesse das instituições de ensino superior em facilitar a mobilidade estudantil na Europa”.
A atribuição deste título reconhece a UBI enquanto pioneira nacional na emissão consistente do cartão europeu de estudante, prática iniciada no âmbito da aliança UNITA da qual a academia faz parte, tendo sido uma das instituições fundadoras.
Desde então, o cartão passou a ser emitido no momento da matrícula, com consentimento dos estudantes, assegurando a autenticidade dos dados e eliminando a necessidade de emissão de novos cartões em instituições de acolhimento no estrangeiro.
O cartão funciona como um “passaporte” digital universitário europeu, facilitando o acesso a serviços e benefícios em contexto académico e fora dele, como bibliotecas, espaços desportivos, cantinas ou serviços parceiros. A sua adoção tem particular impacto na participação em programas como o Erasmus+, onde a simplificação administrativa e o reconhecimento transfronteiriço são essenciais.
O prémio vai ser entregue oficialmente numa cerimónia que vai decorrer em Gotemburo (Suécia) no próximo dia nove de Setembro no âmbito de uma conferência promovida pela associação europeia para a educação internacional. A UBI vai desempenhar um papel activo na promoção, partilha de práticas e desenvolvimento do cartão europeu de estudante durante os próximos dois anos.