O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) apresenta-se ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) com 1075 vagas, mais 29 vagas que no ano letivo anterior, revela a instituição.
Para o CNAES 2025, o IPCB apresenta 1018 vagas, distribuídas por 27 licenciaturas, acrescidas de 57 vagas do Concurso Local de Acesso para ingresso na licenciatura em Música.
De acordo com uma nota informativa do IPCB, o reforço das vagas foi efetuado nas licenciaturas em Design de Comunicação e Audiovisual (65 vagas), Educação Básica (42 vagas), Administração Pública (25 vagas) e Solicitadoria (45 vagas).
Os cursos com maior número de vagas disponíveis, para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), são as licenciaturas em Engenharia Informática (90 vagas), Serviço Social (61 vagas), Enfermagem e Desporto e
Atividade Física (ambas com 54 vagas) e Enfermagem Veterinária (43 vagas).
Citado numa nota informativa, o presidente do IPCB, António Fernandes, refere que o aumento do número de
vagas acompanha o crescimento do número de estudantes da instituição, que tem vindo a ganhar expressão nos últimos cinco anos, culminando nos cerca de 5000 estudantes atuais da instituição: “esta é uma aposta clara na valorização do ensino superior na região, permitindo que mais jovens tenham acesso a formação de qualidade sem precisarem de sair”, frisa.
De acordo com o Calendário do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior divulgado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, as candidaturas terão início a 21 de julho, podendo os candidatos efetuar a sua
candidatura online no site da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) até 4 de agosto.
O IPCB disponibiliza o seu Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, localizado nos Serviços Centrais e da Presidência, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h00, para colocação de dúvidas e esclarecimentos, podendo os candidatos contatar os serviços através do email acesso@ipcb.pt ou através das redes sociais da instituição.
Trata-se de um serviço gratuito de apoio a todos os jovens da região, e suas famílias, numa fase importante das suas vidas que é a concretização da candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.