Marco Pêba avançou essa intenção, no decorrer da conferência de imprensa realizada hoje no “Pura Lã”, à margem da apresentação da Taça “IMB – Hotels”, que regressa seis anos depois.
Na pergunta feita pela RCB, relativamente ao ponto da situação da SDUQ e à eventualidade do aparecimento de investidores/patrocinadores para o clube na presente temporada, o presidente da direção foi taxativo.
“A SDUQ continua SDUQ, mas este ano temos de pensar seriamente em tentar, agora, numa próxima assembleia geral, a criação de uma SAD, porque nós Sp. Covilhã, não conseguimos lutar com os outros. Até porque, SDUQ e clubes, na Liga 3, na nossa série, só há duas. Somos nós e o Caldas, o resto é tudo SAD’S e depois se formos para o Campeonato de Portugal, aí, quase que nos assustamos, porque é quase tudo SAD também. E nós continuamos aqui neste impasse, mas vai ter que ser, até ao fim do ano, possivelmente. Eu sei que nós durante a campanha eleitoral dissemos que SAD seria só na II Liga, mas, eu sou sincero, se nós subíssemos à II Liga, não precisava da SAD para nada, até porque, só de apoios, estamos a falar de um milhão e duzentos mil euros. Estamos a estudar o assunto, mas fica essa ideia de que até final do ano, vamos apresentar essa proposta aos sócios e pode haver novidades, sim”. Disse.
Quanto ao tema que levou os jornalistas ao encontro com a direção dos leões da serra, ficou a saber-se que o jogo de apresentação aos sócios e adeptos (Taça IMB – Hotels”), está marcado para 30 de julho (4ª feira), às 18h30, no estádio Santos Pinto, frente ao Arronches e Benfica do CdP, orientado por João Trindade, ex-capitão do SCC (jogou na Covilhã durante uma década) e que servirá, também, para angariar verbas, através de donativos, que os adeptos e sócios queiram entregar no estádio, a favor dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, que este ano estão a comemorar 150 anos.
O líder dos serranos começou por afirmar que sentia-se orgulhoso por toda esta envolvência.
“Queria em primeiro lugar agradecer ao Dr. Luís Veiga, desde já, todo o apoio dado até agora ao clube, ao vice-presidente dos Bombeiros, o senhor José Vicente e ao Comandante dos Bombeiros, Luís Marques. É com enorme orgulho que hoje anunciamos o regresso da Taça “IMB-Hotels”. Este troféu era uma imagem de marca do Sp. Covilhã e do seu jogo de apresentação aos sócios. O patrocínio do “IMB-Hotels”, é uma marca de referência, não só da cidade, é também, da região e do país, é uma mais-valia para o clube. Este jogo, por outro lado, vai marcar ainda o regresso do capitão João Trindade, ao estádio José Santos Pinto. Foram mais de dez épocas de leão ao peito e será para nós um motivo de enorme satisfação e felicidade, vê-lo de volta a um estádio onde foi muito feliz e nos deu tantas alegrias. Vamos também homenagear os Bombeiros Voluntários da Covilhã e os seus 150 anos de prestação de serviços e empenho para com a população covilhanense. Assim, a entrada no jogo será mediante um donativo para os BVC. Não há valores, as pessoas dão o que quiserem dar”. Disse Marco Pêba.
Quanto ao administrador da Imobiliária Brancal, é também um orgulho poder voltar com este troféu à pré-época do SCC.
“Tal como disse o presidente do clube, nós sempre apoiamos o clube que é uma marca indesmentível na Beira Interior e em todo o Interior do país, é com muito prazer e orgulho que saliento esta oportunidade de voltarmos a ter o troféu IMB-Hotéis, pois acaba por ser a apresentação da equipa, até porque, foi sempre este o motivo da realização deste troféu e espero que a equipa vença e ganha embalagem para o campeonato que aí vem, na qual, aproveito a oportunidade para saudar publicamente o novo treinador e desejar-lhe muitas felicidades. Voltámos a época passada a apoiar o clube e vamos continuar, com publicidade no estádio e no equipamento dos jogadores”. Afirmou Luís Veiga.
Para o vice-presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, esta iniciativa “deixa orgulhosa a nossa instituição e daí, agradecer ao presidente do Sp. Covilhã pelo apoio e à IMB-Hotéis, pela taça que vai ser disputada e por isso, é uma grande honra esta distinção. São duas instituições centenárias e sempre colaborarmos uns com os outros, e sempre tivemos boas relações e esperamos continuar assim. O nosso lema é Servir, e por isso, queremos continuar a servir, não só a cidade e a população da Covilhã, e não só, mas também, o Sporting da Covilhã e portanto, este reconhecimento do SCC, dá-nos muito orgulho e espero que possam fazer um campeonato maravilhoso. Bem hajam”. Conclui José Vicente.
Por último, o Comandante dos Bombeiros Voluntários da Covilhã refere que, “para o Corpo de Bombeiros, o sentimento é o mesmo do vice-presidente. Um agradecimento ao Sp. Covilhã pela iniciativa e por se terem lembrado dos bombeiros, uma instituição tão importante como o SCC, pois, são duas das mais importantes, antigas e representativas da cidade e é para nós um orgulho imenso, poder estar também com o Sp. Covilhã. Um agradecimento especial à direção, por neste jogo de apresentação, também querer contribuir, para que os nossos operacionais tenham melhores condições, possam adquirir novos equipamentos e tenhamos um corpo de bombeiros cada vez mais preparado e isso, para nós, é sempre bom haver reconhecimento de outras instituições, do nosso trabalho”. Finaliza Luís Marques.
No que diz respeito ao plantel 2025-26 do Sporting da Covilhã, faltam 2/3 jogadores para ficar fechado e tudo aponta para que, dia 30 de julho, todos os atletas possam ser apresentados.
Marco Pêba também avançou que o treinador da equipa B será apresentado no decorrer da próxima semana e que, relativamente à equipa técnica principal, Leandro Grimi saiu e mantêm-se, Eduardo Maio e Luciano Vitor, como adjuntos de José Bizarro (o adjunto Marco veio com o novo timoneiro).
Todos serão apresentados dia 30 de julho.
O técnico da equipa B, será conhecido na quarta-feira, dia 23 de julho.
O presidente da direção do clube serrano, afirmou ainda que “este ano vamos ter uma coisa nova na Liga 3. Este ano, vamos ter 5 segundos de publicidade para dois sponsors do clube (poderão ser rotativos), antes do início do jogo, na televisão, principalmente nos jogos em casa. Isto é uma mais-valia para nós, porque, valorizamos os sponsors e podemos receber algum dinheiro, através de tempo de publicidade, até porque, vocês sabem que o Canal 11 não dá dinheiro aos clubes pelas transmissões televisivas. É mais uma receita para o clube”.
Ficou a saber-se também que, “Zé Simão, digo aqui, publicamente e sem medo, não aceitou a proposta da direção para continuar no Sp. Covilhã e não quis ficar no Covilhã e ainda não é líquido dizer-se que Diogo Cornélio seja jogador do Benfica e Castelo Branco. Quanto à equipa “B”, será formada por ex-juniores, ex-atletas do SCC, que podem estar noutros locais e clubes e queiram representar o SCC, na equipa B e ficam à porta da equipa A. Quanto a Gui Paula, que foi, tal como Rafa Peixoto, para o Guimarães B, pode trazer algo de novo para o SCC. Dinheiro (direitos de formação), não dizer quanto, mas não era muito agora, ou então, porque não, virem, dois, três ou quatro jogadores emprestados, vamos ver”. Refere Pêba.
As equipas “B” (campeonato distrital da AFCB) e Juniores “A” (treinador Rodrigo – CN II Divisão), começam a treinar, possivelmente, na terceira semana de agosto.
O Sporting Clube da Covilhã espera que dia 30 de julho, “o estádio encha para o jogo de apresentação e que consigamos angariar uma boa quantia de dinheiro para ajudar os bombeiros que eles bem merecem e precisam. Pois quantas mais pessoas forem, penso que mais donativos, haverá para ajudar os bombeiros e é isso que nós queremos”. Deseja Marco Pêba.
Os jogadores realizaram os habituais exames médicos esta semana.
Entretanto, a pré-época de jogos dos serranos continua.
Este sábado, às 10h, no complexo desportivo municipal, o Sp. Covilhã recebe o CD Gouveia.
Na quarta-feira, 23 de julho, também à mesma hora e local, teremos o “derby”: SCC – BCB.