O Centro de Respostas Integradas de Castelo Branco, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) disponibilizam um gabinete de prevenção para responder às necessidades dos jovens, nomeadamente em comportamentos aditivos e dependências. A valência funciona quinzenalmente, às quartas-feiras.
É a nova estrutura do Centro de Respostas Integradas de Castelo Branco que tem como principal objetivo “dar resposta às necessidades dos jovens com problemas de comportamentos aditivos e dependências, com ou sem substância, ou que apresentem fatores de risco” relativos a esses comportamentos, assim como aos seus familiares e envolventes.
O Gabinete de Prevenção é dirigido a todos os jovens que fazem “uso problemático” das tecnologias de informação ou do consumo de substâncias psicoativas e que apresentem já consumos pontuais, recreativos ou abusivos dessas substâncias.
Pretende-se, através de um conjunto de respostas terapêuticas, “evitar o início, cessar ou diminuir a intensidade e/ou frequência de comportamentos aditivos; evitar a adoção de padrões mais nocivos ou o desenvolvimento de uma dependência; reforçar os fatores protetores e inibir os fatores de risco dos jovens, contribuindo para adoção de estilos de vida mais saudáveis, facilitadores da sua integração social e realização pessoal, de melhor vinculação familiar, escolar/profissional e relacional”.
A nova valência vai funcionar quinzenalmente às quartas-feiras, das 14h às 17h, no Centro de Respostas Integradas de Castelo Branco.