A moção foi apresentada pelo eleito da CDU, Guilherme Freches, a propósito do Dia Internacional da Mulher, que se assinala no próximo dia 8 de março.
“Uma data que em Portugal está ligada à luta das mulheres, na sua oposição ao fascismo, à negação de direitos económicos, sociais, políticos e culturais.”
Uma data “com memória”, que importa lembrar também a nível local.
“No nosso concelho, embora a percentagem de mulheres com pelo menos o ensino secundário seja 2 p.p. acima da percentagem de homens com este nível de educação (Dados dos Censos 2021), elas recebem em média 14 p.p. abaixo da dos homens.”
Na moção, apresentada pela CDU e aprovada por unanimidade, a Assembleia Municipal do Fundão assume três compromissos.
O primeiro, “acompanhar a evolução da condição e estatuto das mulheres, enquanto trabalhadoras, cidadãs e mães no concelho”, pugnando por medidas que visem o cumprimento dos seus direitos.
Em segundo lugar, promover a valorização das mulheres ao longo da história do concelho, “dando particular atenção ao seu papel na resistência ao fascismo e ao longo dos 50 anos do 25 de abril.”
Por último, saudar as comemorações do Dia Internacional da Mulher “e as organizações que no plano unitário as impulsionem.”