O destacamento territorial da GNR do Fundão recebeu esta sexta-feira cerca de 100 crianças das escolas do concelho, para conhecer as instalações e os meios daquela força de segurança. Um “dia de portas abertas”, realizado no âmbito do 14º aniversário da Unidade de Comando Territorial, que serviu para acentuar a missão de proximidade da GNR.
Para assinalar 14 anos de serviço, o Comando Distrital de Castelo Branco abre as portas dos destacamentos territoriais da Guarda Nacional Republicana. Esta sexta-feira foi a vez do quartel do Fundão receber 100 civis de palmo e meio para visitar as diferentes valências da GNR, “desde a investigação criminal, à proteção do ambiente e da natureza, à parte de intervenção e do trânsito e também as instalações do quartel”, explica o comandante David Canarias que achou as crianças “bastante curiosas e interessadas durante o dia de hoje”.
Os mais pequenos testaram a recolha de impressões digitais, assistiram a uma demonstração dos meios cinotécnicos, ou seja, os cães que estão ao serviço da autoridade; observaram o equipamento das forças de segurança, incluindo algum armamento e foram também abordados para o tema da “floresta segura”, por parte do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente.
Para o capitão David Canarias “estas atividades têm o objetivo de estarmos mais próximos da população, neste caso das crianças, para mostrar que somos uma força próxima e de confiança e que podem socorrer de nós sempre que necessitarem. Eles saíram daqui muito mais amigos dos polícias e dos guardas”.
O balanço positivo de uma manhã aberta à população, iniciativa que vai ao encontro de uma missão já estabelecida anteriormente pela autoridade. “Nós na nossa atividade de policiamento nós procuramos estar mais próximos e mostrar o maior sentimento de segurança junto da população”, assume o comandante da GNR do Fundão.
A atividade foi realizada no âmbito das comemorações do aniversário da Unidade de Comando Territorial de Castelo Branco, que celebra 14 anos no dia 28 de março. Os dias de portas abertas vão continuar a percorrer os destacamentos do distrito até dia 20.