A Associação de Caça “Os Panglunas” de Alpedrinha vai promover, em colaboração com a GNR do Fundão, uma sessão de esclarecimento sobre o modo de atuação desta autoridade no que diz respeito ao ato venatório. A sessão tem lugar no próximo dia 18 de março no Teatro Clube de Alpedrinha.
O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR do Fundão vai esclarecer os caçadores acerca do modo de atuação da Guarda, nomeadamente sobre as matérias em que recaem habitualmente as ações de fiscalização.
Vão ser abordados os pontos principais em que os caçadores devem reter na prática da atividade venatória, bem como o modo de organização e funcionamento de atividades a realizar pelas entidades gestoras das zonas de caça.
Para “Os Panglunas” de Alpedrinha, estas sessões “são fundamentais, pois permitem que os caçadores possam ver esclarecidas dúvidas sobre a legislação aplicável para, desse modo, prevenir ilícitos contraordenacionais”.
Só entre agosto de 2022 e fevereiro de 2023 foram detidos em todo o país 299 pessoas pelo exercício de caça de forma indevida, de acordo com dados da GNR.