O maestro português Bruno Borralhinho, natural da Covilhã, foi nomeado director musical e maestro titular do Erzgebirgische Theater und Orchester, na Alemanha, e vai iniciar funções na temporada 2026-2027. A instituição integra a Erzgebirgische Philharmonie e o Eduard-von-Winterstein-Theater, sediados em Annaberg.
Em comunicado, a assessoria do maestro refere que “a escolha de Bruno Borralhinho resultou de um extensivo processo público de seleção, conduzido ao longo de vários meses e com dezenas de candidatos. A decisão final coube à orquestra, que elegeu o maestro português com vasta maioria”. Entre as suas futuras responsabilidades estão a programação e direção musical da temporada sinfónica, várias produções de ópera, iniciativas de carácter educativo e diversos projetos especiais.
Actualmente, Bruno Borralhinho mantém a sua actividade como violoncelista da orquestra filarmónica de Dresden, posição que ocupará até ao final da presente temporada. Vai assumir o novo cargo em Annaberg a partir de Setembro de 2026.
O próximo compromisso de Bruno Borralhinho em Portugal acontecerá no Concerto de Ano Novo, no dia 1 de janeiro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, ao lado da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Com esta nomeação, Bruno Borralhinho torna-se o primeiro português a assumir o cargo de maestro titular de uma orquestra alemã e de director musical de um teatro na Alemanha, representando “um marco histórico para a presença portuguesa na música clássica internacional”.













