Liléu em evidência num Lusitânia Açores a luta pela subida à Liga Placard
Podia ser considerado um outsider no começo da temporada à subida à Liga Placard, mas o Lusitânia Açores está na segunda posição na fase de subida da II Divisão Nacional. E há um fundanense a ser preponderante neste momento muito positivo da equipa açoreana: Liléu.
Aos 36 anos, Liléu continua a estar em forma e a somar minutos e golos no futsal nacional e a tentar ajudar o Lusitânia Açores a chegar ao primeiro escalão do futsal nacional. O jogador está no clube açoriano há 4 temporadas. E se nos três primeiros anos fez 44 jogos e 26 golos, esta temporada continua a ter impacto direto na produção da equipa. Já participou em 19 jogos e tem neste momento 6 golos marcados, 3 deles nas últimas duas partidas. Marcou na goleada de 11-3 ao Paços de Ferreira por uma vez, e no jogo deste sábado foi fundamental na vitória por 3-2 em casa do Belenenses, com dois golos.
Atualmente a equipa do Lusitânia Açores está em segundo lugar com 10 pontos, os mesmos que Belenenses e Sanjoanense, e apenas atrás do Torreense que só leva vitórias e estará certamente na Liga Placard na próxima temporada. Há portanto uma vaga em aberto e os açorianos prometem lutar por isso até ao fim. Além disso, a equipa cumpriu também o sonho de estar na final eight da Taça de Portugal, onde defronta o Benfica já a 30 de março nos quartos-de-final.
Relembrar que Liléu começou o seu percurso de formação no futebol, com a camisola do CAF, tendo trocado para o futsal e para a AD Fundão já com idade de júnior. Subiu aos seniores em 2005 e por lá esteve até 2009. Aí fez uma pausa de duas temporadas na ligação com o Fundão, jogando na Casa do Benfica de Penamacor. Nessa altura, regressou à ADF mais forte e completo e conseguiu finalmente agarrar um lugar na equipa e começou a ganhar utilização e importância, até que se tornou mesmo fundamental, nomeadamente em 2013/2014, na sua melhor época a nível individual, onde conquistou a Taça de Portugal com os fundanenses e chegou à final do campeonato. Saiu do Fundão em 2016 e passou depois por Belenenses, Desportivo de Aves, Marítimo e Reguilas Tires, antes de chegar aos Açores em 2019.
De: Fernando Teixeira
.